Arquivos do blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Como bordar ponto cruz??

Ponto Cruz Aprenda um pouco sobre Ponto cruz
Edições Anteriores Tecido - Os tecidos que você poderá utilizar para bordar o ponto cruz são os seguintes:   Etamine
 Cânhamo (fino ou grosso)  Linho

Edições Anteriores Linhas - Você deverá usar fios de algodão mouliné Anchor, DMC, Maxi ou semelhantes porém, com 6(seis) fios. Ela pode ser dividida em 2(dois) ou 3(três) se quiser um efeito de relevo.

Como puxar a linha - Após cortar um pedaço de aproximadamente 50 cm de meada, com os dedos polegar e indicador aperte a ponta da meada que cortou e com a outra mão puxe
apenas um fio.

Edições Anteriores Agulhas - Você poderá usar agulhas sem ponta de números 24 e 26. Não utilize agulhas grossas para tecidos de trama pequena.
A figura à esquerda mostra como introduzir a linha na agulha.

Edições Anteriores Ponto Cruz básico - Arremate a linha no tecido, comece com movimentos debaixo para cima, fazendo uma carreira de ida até o espaço indicado pelo gráfico a ser bordado. Depois volte fechando com a agulha de cima para baixo, concluindo assim o ponto cruz.

Edições Anteriores

Edições Anteriores
Bordando um ponto por vez - Se você está usando linhas variadas ou fazendo pontos isolados, você deverá completar um ponto por vez. Fazendo o ponto como na figura ao lado, a linha no avesso do tecido ficará na horizontal, tendo assim um avesso limpo. Atenção! Não pule mais que 3(três) ou 4 (quatro) quadrados de trama para iniciar outro ponto, porém se necessário, corte a linha e inicie outro ponto, para que o avesso não fique cheio de caminhos de linha, tornando assim o avesso limpo.

Edições Anteriores

Meio Ponto - (¾ de ponto e ¼ de ponto) Para fazer esse ponto, saia com a agulha de um dos cantos do quadrado e continue com o ponto normal. Borde uma carreira de ida até chegar o lugar indicado pelo gráfico e faça o meio ponto no quadrado fechando para o sentido que estiver indicando no seu gráfico.

Arremate - O arremate do ponto cruz básico é feito da seguinte forma: No avesso do tecido, passe a linha por dentro de vários pontos pela trama na diagonal, para deixa-lo mais seguro, evitando que o ponto escape ao lavar.

O.B.S.: Explicação retiarada do site Marileny